segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Este século precisa de uma guerra

“nada torna o homem recolhido, conchegado à lareira, simples e fácilmente{8} feliz—como a guerra. É a paz que dando os vagares da imaginação—causa as impaciências do desejo.”

Trecho de: Jose Maria Eca de Queiros. “Contos.” iBooks.
Este material pode estar protegido por copyright.

Confira este livro na iBookstore: https://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewBook?id=511256517

A guerra é uma das piores invenções do ser humano, normalmente é feita por homens poderosos na intenção de obter mais poder, as desculpas podem ser várias, como: eles têm arma de destruição em massa, eles não acreditam em Deus, eles oprimem suas mulheres... O problema está sempre "neles" nunca em "nós".
Vivemos numa sociedade cada vez mais egoísta e individualista. "As impaciências do desejo" são a perdição do homem moderno. A informação tem que ser rápida, você precisa ganhar dinheiro logo, são 15 minutos de tolerância de atraso e uma hora de almoço (na qual vamos ao banco, fazemos um curso, corremos pra academia e atualizamos o facebook) não almoçamos, não dá tempo. Devemos aprender a solidariedade, o respeito a si e aos outros, só assim poderemos nos chamar cidadãos. Mas para isso, precisamos de uma guerra, para nos mostrar o quanto somos mesquinhos.

Um comentário:

  1. Bia, nos dias em que vivemos, a guerra é um produto a mais, oferecido nas prateleiras pelos fabricantes de armas. Desde as torcidas organizadas dos clubes de futebol às diferentes etnias que dividem o solo de um mesmo país em África, todos são convencidos de que dividir o poder não vale a pena, melhor matar o adversário.
    E isto é apenas um dos tentáculos da hidra... O capital é um monstro que possui muitos outros. Alguns já foram até decepados, depois de muita luta, mas o monstro sabe como regenerá-los.
    A guerra a ser travada agora está dentro de nós... Uma guerra contra a nossa própria burrice, nossa própria cegueira, nossa incapacidade de enxergar além. Nossa teimosia em não perceber que podemos viver sem o monstro. Que a vida continuará depois que ele for derrotado.

    ResponderExcluir